Como Configurar o Roteador TP-Link TL-WR840N como REPETIDOR de SINAL
Você já tentou configurar seu roteador como repetidor de sinal e quase jogou o aparelho na parede de frustração? Não se preocupe, você não está sozinho. Hoje, vou te ensinar, passo a passo, como transformar seu roteador em um repetidor de sinal. Vamos lá?
Primeiros Passos
Antes de começarmos, certifique-se de que você tem acesso ao roteador que deseja configurar. Normalmente, a senha desse roteador está na traseira do aparelho. Se você perdeu a senha, será necessário conectá-lo diretamente ao seu computador usando um cabo de rede.
Conectando-se ao Roteador
Para iniciar, conecte seu computador à rede do roteador. No seu navegador, digite o endereço de acesso do roteador, geralmente algo como 192.168.0.1. Se não funcionar, confira novamente se está conectado corretamente.
Configurando a Senha do Sistema
Assim que você acessar o painel do roteador, ele pedirá para configurar uma senha de sistema. Para a nossa aula, vamos usar uma senha simples como 123456789. Obviamente, você deve escolher uma senha mais segura para o seu uso.
Escolhendo o Modo de Operação
Após configurar a senha, você verá opções de configuração do roteador. As mais comuns são IP dinâmico e PPPoE. Para configurar como repetidor de sinal, selecione o modo “Repetidor de Sinal” e clique em “Próximo”.
Configuração Rápida
Em seguida, vamos para a “Configuração Rápida”. Nessa etapa, o roteador mostrará as redes Wi-Fi disponíveis. Selecione a rede que você deseja repetir. Caso a rede tenha uma senha, será necessário inseri-la.
Nomeando a Nova Rede
Agora, é hora de dar um nome para a sua rede repetidora. Escolha um nome que faça sentido para você, algo como “RepetidorCasa”. Aqui, um detalhe importante: a senha da nova rede será a mesma da rede original que você está repetindo. Se a rede original não tiver senha, a nova também não terá.
Salvando as Configurações
Depois de configurar tudo, salve as configurações e reinicie o roteador. Verifique se as luzes indicadoras de internet e Wi-Fi estão acesas. Se estiverem, você conseguiu configurar o roteador como repetidor com sucesso!
Solucionando Problemas
Se algo der errado e você não conseguir conectar-se à nova rede, não se desespere. Às vezes, pode ser necessário resetar o roteador e tentar novamente. Lembre-se, a paciência é crucial nesse processo.
Dicas Adicionais
- Verifique o Firmware: Se o roteador continuar apresentando problemas, verifique se há atualizações de firmware disponíveis. Às vezes, um firmware desatualizado pode causar instabilidade.
- Posicionamento: Coloque o repetidor em um local onde ele possa captar bem o sinal do roteador principal e distribuí-lo para as áreas desejadas.
Conclusão
Configurar um roteador como repetidor de sinal pode parecer complicado, mas com paciência e seguindo os passos corretamente, você conseguirá melhorar o alcance da sua rede Wi-Fi em casa. Espero que este guia tenha sido útil e que você tenha conseguido configurar seu roteador.
Publicar comentário